abobora

EXPLORANDO UM MUNDO DE POSSIBILIDADES

Written by Giovanni Nunes on . Posted in Crônicas e Artigos

Por que explorar o mundo? Uma pergunta que todos nós um dia fizemos ou faremos, não é mesmo! Agora por que explora um mundo de possibilidade? Aqui entramos em uma questão de debate, onde colocamos a mente no eterno exercitar dos pensamentos mais profundos que nos arrasta a mudanças de raciocínio e comportamento.

Mas o que realmente causa a mudança? Acredito, e veja bem, esta é uma opinião pessoal de que as modificações só podem vir com aprendizado daquilo que se pensa, raciocina ou estuda.

Mas aprender vem atrelado a outra palavra que é compreender em diferentes camadas. Digo diferentes camadas porque dependendo da experiência ou do assunto explorado, pois podemos ter diferentes compreensões que podem ser superficiais ou de uma profundeza espantosa.

Assim o enlace compreender é como uma pedra amarrada na cintura, no caso é nossa mente, que nos arrasta para o fundo do oceano desconhecido. Se ele for bem pesada nos leva ao mais profundo abismo do conhecimento. Que pode assustar ou nos deixar maravilhados com o que jamais desconfiávamos que um dia pudesse existir.

É isto que fazemos em nosso cotidiano. Analisamos o conjunto de fatos, seus princípios gerais, se ele é aceitável pela nossa extensão de conhecimento no momento, inter-relacionamos eles e por fim juntamos tudo em uma teoria simples para explicar como a vida se processa. Tudo isto para que um dia justifiquemos que o conhecimento teórico nos ajudara nas práticas do dia a dia.

Mas há de se fazer uma distinção aqui entre aprendizagem e educação. O primeiro é em poucas palavras, um processo de mudança de habilidades, comportamento e atitudes que são adquiridas pela pessoa. Educação por outro lado é uma atividade desenvolvida ou realizada por agentes externos (professor, pais, situação) que por sua interação pode nos levar a aprender.

É isto que acontece em nosso cotidiano, nos envolvemos com mudanças, adquirimos hábitos, conhecimento, modificamos atitudes, ajustamos nosso lado social e pessoal. Ninguém pode escapulir disto, de um mundo de possibilidades.

Copyright: Sociedade Brasileira de Bugei - Todos os direitos reservados