antecipar

ANTECIPAR

Written by Giovanni Nunes on . Posted in Crônicas e Artigos

Não conhecemos com exatidão como se desenvolveu a civilização, temos estudos que apontam sua provável origem. O que sabemos é que o homem – ser humano – seguiu a vida de modo a garantir sua hereditariedade neste planeta.

Em cada etapa um novo modelo de vida era introduzido com o domínio de uma nova tecnologia. Antes do domínio da agricultura viver nômade era o modo de garantir a vida, quando descobrimos que estávamos pisando em terras férteis que poderiam nos oferecer tudo o que necessitávamos por um longo período, a caça e a coleta entrou em declínio como modo exclusivo de manter a vida.

Substituímos longas jornadas por um estilo de vida sedentário. Em cada passo, em cada progresso extinguimos algo que nos é familiar. O que dizer então do mundo hoje?

A pouco mais de cem anos havia uma profissional que ascendia a iluminação pública nas ruas de Londres, mas o domínio da eletricidade fez ele desaparecer. Parece até engraçado quando cito isto em palestras, ninguém ou pouca gente conhece sobre esta profissão que existiu um dia.

Quando introduzimos os veículos a combustão no transporte não reinventamos a roda, mas apenas a maneira de se locomover modificando o modo de como nos deslocamos, depois colocamos asas e sem a permissão dos pássaros ocupamos o céu.

É assim, estamos em constante dinâmica de modificações, que introduzem novas maneiras de viver, criando novos ramos e extinguindo outros.

O que é bom hoje pode ser obsoleto amanhã e não devemos nos entristecer por isto. Quem gostaria de fazer um tratamento médico ou dentário ao estilo do século quinze? Eu não e com certeza você também não se agradaria das técnicas anestésicas usadas neste período.

Vejo cada vez mais o mundo reclamar que antigamente era melhor e quando escuto isto me faço a seguinte pergunta: Melhor em quê? Acredito que era diferente, mas melhor é um caso a se pensar com cuidado.

Hoje ficou claro que o mundo sempre girou em torno de informação e processar de modo correto esta informação é o grande segredo para se viver sem conflito com a realidade que nos cerca.

É saber como, quando e onde se adaptar. É compreender que nas modificações algo vai desaparecer para que o novo possa surgir. Assim é o mundo, assim é a vida.

Copyright: Sociedade Brasileira de Bugei - Todos os direitos reservados