pes e mente

PÉS E MENTE NO CAMINHO

Written by Giovanni Nunes on . Posted in Crônicas e Artigos

Cada um de nós segue sua jornada segundo aquilo que a torna real, ora mesmo em um mundo repleto de ilusões podemos ver o que é real pelos nossos olhos que constroem juntamente com nossa mente a realidade em que respiramos.

Não existe diferença entre o real e o irreal no sentido mais afinado da filosofia de vida que cada um abarca para si. O que podemos encontrar são pessoas em caminhos diferentes com objetivos semelhantes. Por mais estranho que possa soar esta afirmação se refletirmos um pouco saberemos que em breve nos encontraremos com nossos semelhantes em algum ponto de nossa jornada qualquer dia.

Falo isso ponderando que a cada dia mais os pensamentos científicos se aproximam dos pensamentos religiosos e vice-versa. Nunca religião e ciência estiveram tão próximas de dar as mãos, mesmo percorrendo caminhos diferentes, o objetivo final de ambos é a criatura encontrar o criador.

O que faz então crescer a certeza de que esta ou aquela estrada servirá para os nossos objetivos? Um bom começo é questionar os frutos que ela produz, se são bons não há sentido em abandonar a trilha, mas se de alguma forma o pavimento deste caminho causa desconforto em você ou naqueles que estão próximos já temos um motivo muito bom para repensar para qual direção apontará o próximo passo.

Os caminhos podem distanciar-nos de como interpretamos o mundo, mas não pode nos separar e criar um abismo onde a compreensão e o amor não possam se corresponder. Qual o Deus é o certo, qual profeta é o santo, quem realmente fala em nome daquele que criou tudo? Não sabemos e acredito que continuaremos a não saber se a intolerância estiver em fúria respondendo a este questionamento.

Cada um pode somente responder pelo caminho que escolheu e aos demais não julgar, porque andamos guiados pelos mapas que conhecemos e nada poderemos dizer de outros caminhos que ignoramos no sentido de desconhecer.

Copyright: Sociedade Brasileira de Bugei - Todos os direitos reservados